Será que alguém ainda lê isso depois de tanto tempo?
Tem uma coisa que eu queria muito escrever aqui. E esse texto está lotado de spoilers, então eu peço que quem pretende assistir ao filme mencionado em seguida sem ter nenhuma surpresa estragada, que o faça antes de ler o qe vou escrever.
Eu acabei de chegar do cinema. Fui ver As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian. O filme é legalzinho, bem melhor que o primeiro e tal, mas não é esse meu assunto. Para quem não sabe, Nárnia é um conjunto de sete (hehe, se não me engano) contos, dos quais Príncipe Caspian é o terceiro. Esses contos começam na criação e seguem numa ordem cronológica até o fim do mundo de Nárnia. E o criador é um leão, chamado Aslam. Inclusive, o título do conto que inspirou o filme anterior, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, menciona esse mesmo leão.
Muito se diz também sobre o autor das histórias, C.S.Lewis. Ele era um amigo de J.R.R.Tolkien, o autor de O Senhor dos Anéis; mas, enquanto aquele se inspira em assuntos de mitologia nórdica para compor suas histórias, Lewis era cristão. Nárnia está repleta de referências ao cristianismo, e Aslam chega a ressuscitar no primeiro filme, depois de se sacrificar para purificar um dos personagens principais de seu pecado.
Aí chegamos no assunto que tanto me incomodou. Em O Leão, a vilã da história é a Feiticeira Branca, que desde o primeiro dos contos (que mostra Aslam criando o mundo em alguns dias) era meio que o demônio do pedaço. Me parece bem natural, e Aslam volta dos mortos justamente para destruí-la. Mas agora... a história é sobre um príncipe banana, que não consegue matar seu tio tirano para ficar com o poder, mas mata metade do exército dele, e três quartos do seu próprio, sem dó. O inimigo aqui é um povo inteiro, e mesmo assim o "deus" Aslam aparece para ajudar os narnianos a aniquilar um mooonte de gente do exército inimigo... qual é a dele? Por que motivo Aslam deveria ter ajudado os narnianos? Que referência ao cristianismo é essa? Quero dizer, qual é o povo "escolhido", que tem o aval de Deus para aniquilar outros em nome de sua liberdade? Será que existe mesmo algum? Eu sinceramente e honestamente não estou tentando provocar ninguém, mas eu li Nárnia há alguns anos e não tinha reparado neste fato. Agora, estou intrigadíssima...
Que cristão era esse, C.S.Lewis? Apoiando alguma Jihad da vida?
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)