sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sobre... Notícias

Não sei se alguém se lembra, mas no dia 21 de fevereiro eu postei aqui no blog falando sobre o trânsito de São Paulo, e sobre como eu achava que seria bom se só fosse permitido a caminhões que circulassem na cidade durante a madrugada. Bom, não é bem isso que está acontecendo, mas...

Kassab promete diálogo sobre restrições a caminhões
Yahoo Notícias
Notícia Original: http://br.noticias.yahoo.com/s/04042008/25/manchetes-kassab-promete-dialogo-restri-oes-caminhoes.html

Pelo que eu entendi, é o seguinte: o Kassab declarou que vai lançar um decreto em breve, e que 45 dias depois ele vai começar a valer. Neste decreto, constará uma proibição a caminhões de circularem num raio de 100km quadrados do centro da cidade (ou seja, no centro expandido), excetuando-se da proibição algumas vias mais importantes, como as Marginais, a Bandeirantes, etc. Além disso, os caminhões serão incluídos no rodízio municipal (como assim????? Eles não eram??? :pp)

Bom, a minha vontade mesmo é que a proibição se extendesse a todas as vias, mas acredito que tais mudanças serão interessantes - mais por causa do rodízio que pelo veto mesmo. Não adianta, São Paulo está travada e alguma coisa precisa ser feita a respeito do trânsito... senão, não adianta nada viver numa cidade onde o fornecimento é "eficiente", mas as pessoas não têm tempo de viver e se aproveitarem disso dado que passam até um sexto (quando não mais) de seu dia no carro. Eu prefiro pensar, no fundo no fundo, que é melhor a lei dos homens favorecer o que é bom para a vida dos homens do que no que é bom para a economia, que é apenas parte da vida dos homens... sei lá. Até porque essa mudança vai acabar sendo refletida no preço das coisas mais cedo ou mais tarde (se bem que, com carros parados em congestionamentos, mais petróleo é queimado à toa, ele vai ficando cada vez mais caro, e o preço disso é refletido na vida das pessoas també, sem chegar a mencionar o meio ambiente).

Enfim, acho que ficou meio confuso... mas é bom, assim todos podem opinar e o blog fica mais legal.

3 comentários:

rizbicki disse...

Isso me lembrou que outro dia no rádio ouvi um jornalista dizendo que as pessoas deviam se conscientizar e começar a usar transporte público. Aí me perguntei, será que foi de ônibus ou de carro para o estúdio ?

Unknown disse...

Se o cara na radio fosse honesto
teria dito, ouvinte, vá de onibus
para que eu chegue mais rapido
ao trabalho com o meu carro...

Unknown disse...

Hehehe.. é engraçado que eu acompanhei bem a mudança do trânsito de SP nos últimos anos; qdo eu entrei na USP eu demorava um tempo pra chegar em Sto André e cada semestre que passava o tempo no ônibus ia aumentando... Esse ano está terrível! Por isso já dei um basta nessa história de ficar indo e vindo. Acho que a solução para esse problema do trânsito seria a conscientização das pessoas mesmo. Não adianta proibirem caminhões e etc se em uma família de 5 pessoas todas tem carro e vão trabalhar do outro lado da cidade de carro. É só ver lá no IME: a maioria das pessoas que eu conheço vai de carro e quase sempre vai uma pessoa por carro. Como tem muita gente que odeia o transporte público e tal podia adotar algum esquema de carona. No IME tinha um anúncio de um cara que ia pra Guarulhos e procurava alguém pra dá carona e dividir os gastos.