terça-feira, 1 de abril de 2008

Sobre... Imagens


O site Trend Hunter Magazine, especializado em publicidade, fez uma seleção de 50 anúncios chocantes, que foram lembrados, segundo a publicação, por serem perturbadores ou simplesmente polêmicos. O site Terra disponibiliza as imagens em http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200804011832_RED_73821978&idtel= . E, como eu acho esse tipo de coisa muito interessante, estou postando aqui.

A foto acima já diz muito... claro que tem outros mais simples, mas mesmo assim interessantes de se olhar. Tem até uma campanha brasileira, de conscientização do governo quanto aos pedestres atravessarem na faixa.

Aliás, dá pra notar duas coisas muito interessantes... a primeira é que tem muita campanha governamental na lista. Inclusive eu li recentemente em algum lugar exatamente sobre isso, que os realizadores de campanhas governamentais, informativas ou mobilizadoras estão apelando cada vez mais, na tentativa de chamar a atenção do público. Vide as fotografias nos maços de cigarro (a cuja existência eu dou meu total apoio - cansei de americanos manés processando o governo e as fábricas de que não sabiam que cigarro fazia mal... ah, vai se ferrar!! Deveriam colocar imagens de pessoas com obesidade mórbida, daquelas que têm feridas pelo corpo devido a dobras na pele e que nem conseguem se levantar, nas caixinhas de McDonalds... hehe, seria beeem legal).

Ops, reconstituindo a compostura - Ah é, eu ia comentar o segundo fato interessante. É que dá pra reparar que muitas dessas imagens trazem a figura de escorpiões - que criatividade desses publicitários!! Será que eles não têm nenhuma outra idéia interessante de como representar perigo? :pp Acho que a última vez em que eu vi um escorpião foi quando eu tinha 7 anos... :p mas acredito que seria extremamente malvado da minha parte falar que um certo artrópode por aí seria mais atual, então eu não vou fazer isso (desculpe por isso!!!).

Enfim, brincadeirinhas estúpidas à parte, eu achei que faltou uma campanha que causou muuuuuuuita polêmica no ano passado, que trazia uma modelo anoréxica nua e pretendia alertar as garotas contra a anorexia. Eu acho essa campanha simplesmente genial, e não me surpreende que ela tenha criado tanta polêmica - vai diretamente contra o mudo luxuoso e magérrimo das modelos que a mídia tanto emprega... e o pior é que é tanta hipocrisia rodeando este tema, que eu (que leio muitas revistas desde que me conheço por gente, e em particular revistas femininas) já canseeeeeei de ver revistas femininas trazendo matérias enormes aletando sobre anorexia, e um editorial com modelos magérrimas começando na página seguinte. Isos quando na reportagem depois deste editorial ainda nao se lê o título: "Operação de Emergência!! Perca 20 quilos e tenha um corpo maravilhoso até semana que vem!!".

12 comentários:

Renata Brunelli disse...

Ah, a propósito.. eu e o Gu estávamos discutindo aqui, e chegamos à conclusão que uma possível interpretação para a primeira foto pode ser uma campanha para que os padres brasileiros possam fazer sexo - já que os pastores alemães já podem....
:p

rizbicki disse...

hahaha, boa...

mas o q é a 1a?

Unknown disse...

deve ser propaganda de champanhe.

Unknown disse...

pode ser uma campanha para que
mulheres adotem cães de porte
medio

Unknown disse...

essas imagens são deprimentes...
está começando a doer minha
cabeça... deve ter alguma mensagem
subliminar nelas...

rizbicki disse...

(notem que 99% envolvem mulher pelada/sexo etc...os outros 1% envolvem sangue)

quando são campanhas de conscientização e tal até concordo, mas fazer propaganda de filme com algumas dessas cenas é baixaria...e mau gosto em muitas delas tb

Renata Brunelli disse...

E essas campanhas de moda como a da mulher nua "atacando" o homem, ou a do celular entre os seios da mulher, também são meio... sei lá... apelativas? No sentido de fazerem de tudo pra tentar chocar. Prefiro fotos super clássicas, simples, e que mesmo assim conseguem chamar muito a atenção... isso sim é fotografia artística!
Ou então nus que não parecem vulgares... o extremo oposto de semi-nus que parecem vulgares demais!!

Unknown disse...

e as propagandas de axe em que
um cara com jeitão de tonto
passa axe e as mulheres ficam
todas super assanhadas? Tinha uma
em que o pai vai mexer no axe do
filho e o spray vai nele e a
namorada do filho fica toda
fissurada e ate arranca a roupa
dele, como as roupas de striper...
isso é vender ilusões as pessoas
com um pé na depressão e com
excesso de hormonios... uma boa
parcela da população atual...

Renata Brunelli disse...

Huahauha fala sério, propagandas de axe são muito ruins!! E o pior é que vai ano, vem ano, elas são sempre iguais!! Um cara passa axe e vai andando, e as mulheres vão ficando malucas... muda o disco!!
Eu gostava do comercial que tinha duas meninas numa montanha russa... acho que postei ele aqui, não?

Unknown disse...

a propaganda do axe foi feito
para homens depressivos com
hormonios em excesso que babam
ao ver as garotas da propaganda,
e não garotas bonitas, inteligentes
e comprometidas :p

A propaganda é ruim, mas acaba-se
lembrando do produto, no meu caso
para tentar lembrar de não comprar,
mas ainda assim se lembrar do
produto...

Unknown disse...

discordo do Rafael sobre a
porcentagem, 99% deve ser sobre sexo
e bem mais de 1% involve sangue,
já que violência e sexo são retratadas como consequência uma
da outra, talvez por que seriam
o lado animal do ser humano... e
como tal ambas geram sentimento de desejo e pecado que ao voltar ao
lado menos animal gera
arrependimento, que gera depressão
que gera consumo...

Renata Brunelli disse...

Vou procurar umas propagandas inteligentes pra passar aqui. Tem um programa no Multishow só dedicado a elas... já postei duas no passado, sobre camisinha. Beeeeeem melhores que essas aí da lista!