segunda-feira, 31 de março de 2008

Sobre... Notícias

Faxina no PC
Uol Tecnologia
Notícia Original - http://tecnologia.uol.com.br/album/20080327_limpeza_album.jhtm?abrefoto=1

Outro dia encontrei uma notícia muito interessante no UOL. Na verdade era um guia pra você limpar seu pc, usando coisas práticas (tá, quase todas as coisas são práticas!): flanela ou pano macio, chave de fenda, cotonete, pincel de cerdas largas, borracha, mistura de água e detergente neutro (ou um produto multi-uso) e um aspirador de pó portátil (hehe, falei que QUASE todas as coisas eram práticas...). É bem interessante, e tem ilustrações mostrando passo a passo. Vale a pena comentar aqui que uma vez o pc do Gu começou a desligar sozinho e superaquecer, até que eles resolveram abrir e descobriram que o problema era um "tufo" de poeira obstruindo a saída de ar... tiraram com a mão mesmo e ele nunca mais deu problema (quer dizer, deeeeu nééé... mas por outros motivos :pp).
Acho que vale a pena pra todo mundo que tem pc dar uma olhadinha.


Outra notícia bem interessante, que também é assim de "utilidade pública", é uma que o Z mandou por email, dizendo o que fazer quando você perde documentos. Essa eu não sei muito bem a origem, então vou ter que transcrevê-la aqui. Mas acredito que seguir nem que seja metade dessas dicas deve ser bem útil...

"Assunto: Perda de documentos... o que fazer?
Se você já perdeu a carteira, ou foi roubado(a), com todos os documentos, leia a mensagem abaixo onde você vai ter dicas muito importantes para não sofrer com os estelionatários(as).
CONSELHOS DE ADVOGADOS
1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Ao invés disso, escreva 'SOLICITAR RG' .
2. Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use este em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.
3. Tire Xerox do conteúdo de sua carteira.Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro. Sabe-se de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc... roubados. (...)
4. Nós fomos informados que nós deveríamos cancelar nossos cartões de crédito imediatamente. Mas a chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar. Mantenha estes onde você os possa achar.
5. Abra um Boletim Policial de Ocorrência imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).
Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo:
6. Chame imediatamente o SPC (11-3244-3030)e SERASA (11-33737272) (e outros órgãos de crédito se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. Eu nunca tinha ouvido falar disto até que fui avisado por um banco que me chamou para confirmar sobre uma aplicação para empréstimo que havia sido feita pela Internet em meu nome. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado."

3 comentários:

Deco disse...

realmente roubo e perda de documento é um problema, esse é mais um daqueles tipos de coisas que a gente precisa saber mas torce pra nunca precisar usar...

o problema no pc do Gu era uma camada de 2mm de espessura nos dissipadores de calor...

Mr. Stern disse...

Tenho medo do que vou encontrar quando resolver abrir esse velho zumbi.

Renata Brunelli disse...

"o problema no pc do Gu era uma camada de 2mm de espessura nos dissipadores de calor..."
Hehe, sim, de poeira.

"Tenho medo do que vou encontrar quando resolver abrir esse velho zumbi."
Eu tb tenho esse medo quando enfio a mão dentro da minha bolsa procurando as chaves - tenho medo que a ratoeira que tá armada lá dentro prenda meu dedo...