segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Sobre... Cinema


Ontem eu fui no cinema ver Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of the Fleet Street). Um filme feito especialmente para pessoas que aguentam ficar duas horas sentadas na cadeira ouvindo pessoas cantarem, e que possuem estômago forte para cenas de muito sangue espirrando a la Kill Bill ou Sin City. Como eu tenho estômago forte e meu filme favorito é Moulin Rouge, posso dizer que adorei!

Se você não se enquadra num dos quesitos acima, eu não recomendo o filme mesmo (que o diga o casal sentado atrás de mim, que saiu no meio da sessão). A cantoria afeta um pouco menos, já que o filme é, por assim dizer, "cantarolado" (nada de corais ou de óperas líricas com coros suntuosos ao fundo - ninguém ali é tenor, ou sequer cantor!!, e tudo se passa como se fossem pessoas normais cantando no seu dia a dia, sem "berros", e sem a necessidade de muita afinação. Aliás, a única que tenta fazer uma coisa mais lírica é a atriz que interpreta Johanna, a filha do Johnny Depp no filme - e ela destoa completamente, soa como uma chata...). Agora, o sangue...
A história é basicamente assim: um barbeiro era casado com uma moça muito bonita e tinha uma filha com ela. Até que o juiz da cidade, morto de ciúme e apaixonado pela moça, inventa um crime qualquer para o barbeiro e o bane da cidade, adotando a filha como sua protegida. Quinze anos depois, o barbeiro volta com uma nova identidade e LOUCO por vingança (as letras maiúsculas são propositadas - a sede por vingança deste personagem fica nítida, e se apodera do seu viver de forma extrema), e recebe a ajuda de Mrs. Lovett, que tem uma loja de tortas e sempre o amou. Ele passa a matar todos que se colocam no seu caminho, e ela, bem, a ter mais recheio para as suas tortas.
O melhor do filme são as características técnicas. O figurino é lindo, e a maquiagem e a palidez dos personagens, a la Tim Burton, compondo com o visual geral das cenas uma fotografia extremamente sombria. Isso fica muito claro devido ao contraste com uma das melhores seqüências, aquela em que Mrs. Lovett canta quais são seus sonhos - junto com os flash-backs, a única que não foi feita para ser sombria. Além disso, a direção, na minha singela opinião, é fantástica. O filme te faz rir de pessoas sendo degoladas, mas quando ele resolve ficar tenso, ah, ele fica! Essas diferenças bem marcadas mostram que o propósito do filme era entreter com MUITO humor negro, mas sem perder a mão a ponto de as pessoas não levarem o final a sério, como acontece com muito filme de terror por aí.
Quanto ao elenco, há momentos em que você tem a impressão que Daniel Raddcliffe vai entrar voando de vassoura, mas aí quem entra é o Johnny Depp (hehe, brincadeira). O elenco está ótimo (tá, tirando a chata-sem expressão-monótona da Johanna). O Johnny Depp está um perfeito psicótico, o Sacha Baron Cohen nos faz rir como sempre, o Alan Rickman está perfeito sem a caricatura de Snape - os olhares furtivos que ele lança para o seu capanga, o bedel Peter Pettigre.. ops, Timothy Spall, são fantásticos. Mas impagável mesmo é Helena Bonham Carter (não falei que o elenco inteiro do Harry Potter aparecia???), como Mrs. Lovett, a quem a vida dura fez uma mulher, hmm, como posso dizer? Que vende tortas de carne humana?, mas sem perder o sentimento.
Enfim, pra quem gosta de musicais, humor negro e sangue jorrando vingança, recomendadíssimo. Pra quem não gosta, recomendo O Prisioneiro de Azkaban, já que, depois de fazer tanto sucesso com suas tortas, é lá mesmo que Mrs. Lovett foi parar...
Ah, o trailer (acho que ele reúne todas as cenas não cantadas do filme..):

4 comentários:

Unknown disse...

Re não é Johanne, e sim JohNNNA!!!!!!

Renata Brunelli disse...

Pronto corrigido!! Obrigada!!
(E nenhum comentário construtivo sobre o post, não? :( )

Anônimo disse...

Eu realmente gostaria de saber em que categoria de filme ele se enquadra... na minha opinião ele não deixa de forma alguma de ser uma comédia (muito boa, por sinal) que em momento algum deixou alguma sensação de terror ou calafrio ao ponto de ser um filme de suspense/terror!
Adorei o filme, e recomendo! Não é do filme que você vai se lembrar cantarolando a trilha sonora, mas sim que vai fazer você rir ao pensar em um sonho de morar na praia!

Renata Brunelli disse...

Como não??? Aquela música q o menininho canta pra Mrs. Lovett fez gelar minha espinha... eu sabia q aquilo não ia acabar mto bem... :p