sábado, 23 de fevereiro de 2008

Sobre... Cinema

Esse post não será para analisar nenhum filme que andei assistindo, mas sim alguns filmes que eu sempre assisto. Basicamente, é uma reflexão-homenagem a filmes tão leves e divertidos que, toda vez que passam, eu não consigo mudar de canal! E creio que tal comportamento deve se repetir com muitas outras pessoas, senão eles não reprisariam tanto!!
Bom, o filme que motivou esse post é Coração de Cavaleiro (Knight´s Tale), que passou na Sessão da Tarde ontem e, bem, como já deve ter dado pra notar, eu assisti. Eu lembro que no Natal passado apostei com minha mãe: aposto que acho algum canal passando Harry Potter e/ou Coração de Cavaleiro.. e tava lá o segundo, no AXN!! (E o primeiro no Cartoon e na TNT, hehe). Aí minha TV deu um piripaque e parei de ver o filme na metade, mas, passada uma semana, na véspera de Reveillon, lá estava ele de novo!! No mesmo Bat-Horário, no mesmo Bat-Canal!! :) E eu assistindo, né?
E o engraçado é que a maioria dos filmes na minha lista de favoritos eu não tenho pique pra rever assim, a qualquer hora em qualquer dia... vide O Senhor dos Anéis, filme que eu amo e que tava passando ontem à noite na TNT. Olhei e falei: ah, legal, tá passando, assisti dois minutinhos e mudei de canal!! Depois fiquei refletindo e concluí que filmes devem ser como jogos... eu, por exemplo, amo Zelda, mas preciso de uma verdadeira "preparação psicológica" pra jogar! Precisa ser um momento em que eu tenha tempo, esteja sozinha ou com amigos dispostos a assistir sem querer dividir o controle, etc. Em compensação, Picross eu jogava a qualquer hora em qualquer lugar (e eu gostava bem mais de Zelda)!!
E o que será que esses filmes têm de diferente? Acho que não é simplesmente o fato de serem blockbusters, porque SdA por exemplo também é. Nem que seja por trazer dois dos meus atores favoritos (Paul Bettany e Heath Ledger, chuif chuif RIP), pois agradou a muito mais pessoas, que nem conhecem esses atores. Acredito que seja pelo fato de serem tão leves, repletos de ação e/ou romance e com um final completamente previsível!!! São como "filmes pipoca", muitíssimo fáceis de digerir, e milimetricamente feitos para agradarem a pessoas com gostos bastante distintos... vide novamente Coração de Cavaleiro, que conseguiu agradar à minha mãe E ao meu pai!! Filmes que implicam uma certa reflexão são ótimos, e a grande maioria dos meus filmes favoritos segue esse estilo... mas, como eu disse acima, ,nem todos os meus favoritos eu tenho pique pra ver sempre... imagina assistir Dogville numa tarde casual comendo pipoca?? Não rola!

Enfim, um viva aos filminhos casuais, que as pessoas "intelectualizadas" tanto desprezam, mas que numa tarde chuvosa com pipoquinha são incrivelmente saborosos! :)
E, em homenagem a esses filmes, uma seqüência do filme motivador desse post...



E você (na esperança de que alguém esteja lendo, hehe), também tem filmes assim?

6 comentários:

Unknown disse...

Filmes que eu assisto seeempre e nunca canso:
- O Casamento do meu melhor amigo;
- O Diabo veste Prada;
- A vida de David Gale (não tao leve,mas legal do mesmo jeito!!)
e devem existir outros dos quais eu não me lembro agora...

Renata Brunelli disse...

Hehe, O Diabo Veste Prada já tá virando um clássico q nem Coração de cavaleiro... daqui a pouco eles vão substituir esqueceram de Mim e A Lagoa Azul no posto de "Filmes Exibidos Semana Sim Semana Não na Sessão da Tarde"...

Unknown disse...

Qual o enredo do Coração de Cavalheiro? Eu não sei se já assisti.
Tem alguns filmes que marcaram
bastante, eu escolhi Blade Runner
e o sexto sentido para por na
minha mala quando viajei...acho que
os bons filmes se tornam como amigos
...

Renata Brunelli disse...

Nunca vi Blade Runner... preciso ver...
E no Coração de cavaleiro tem os torneios de justas na idade media e o personagem principal finge que e' nobre para poder participar.. mais ou menos isso!

Unknown disse...

cinderela de armadura??

Renata Brunelli disse...

Hmm, isso me lembrou de outro filme que se encaixa perfeitamente aqui, Para Sempre Cinderela!!
Mas é mais ou menos isso... porque a Cinderela "sobe de cargo" porque o príncipe se apaixona por ela, mas aqui não... O William é bom e vence todos os torneios, mas também suas decisões o levam a chegar onde chegou!