sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Sobre... Notícias

Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria - Yahoo! Notícias
Notícia original:
http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/internet_tech_nintendo_falsificacao_pol

Bom, a parte que me interessa é:
"A unidade norte-americana da fabricante japonesa de videogames Nintendo anunciou nesta quinta-feira que pediu ao Escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos para encorajar alguns governos do mundo a tomarem medidas mais agressivas no combate à pirataria de seus produtos.A companhia reclama que a América Latina "continua um paraíso para a pirataria" e cita "tarifas e impostos extraordinariamente altos no Brasil sobre a venda de videogames autênticos", além de "corrupção muito difundida no Paraguai e aumento da violência no México contra autoridades que fazem operações de combate à pirataria". "

Até que enfim, uma declaração inteligente sobre a pirataria no Brasil. Que ela não ocorre porque somos um bando de indigentes criminosos ou porque não queremos pagar nada pelo jogo... mas porque a política tributária sobre games é absurda!!!Se games que custam 59,00 dólares fossem vendidos no Brasil por 118,oo reais (supondo o dólar R$2,00), ou então, num mundo mais realista onde algum imposto tem que existir, por um preço um pouco maior que esse, muitas pessoas ainda destravariam seus videogames e comprariam jogos piratas. Por que? Por não terem dinheiro e quererem jogar mesmo assim, ou porque é mais fácil... o que mudaria é que uma parcela considerável de pessoas abriria mão da pirataria. Quem? Pessoas que se sentem felizes em possuírem versões originais de produtos que lhes dão prazer... pessoas que compram livros e dvds originais pelo simples prazer de possuí-los (e, claro, que possuem condições financeiras para tal)... ou então, claro, pessoas que simplesmente são contra a pirataria, porque é crime e pronto.
E então por que essas pessoas dão apoio à pirataria? A resposta pode ser a que a própria Nintendo na matéria acima já reconheceu (lembrando que com a mudança sugerida pela companhia, quem não tem dinheiro vai continuar não tendo!): porque elas se recusam a comprar um produto "original" e, além de pagarem a taxa de conversão do dólar, pagarem 28% de II (Imposto sobre a Importação), 25% de ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), 1,65% de PIS (Programa de Integração Social), 7,6% de COFINS (Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social) e 50% de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), numa incrível tributação total de 257% sobre o preço que seria pago originalmente (Fonte: UOL - http://jogos.uol.com.br/reportagens/ultnot/ult2240u116.jhtm). Vale notar que este segundo imposto é utilizado com fins protecionistas... o que me leva a uma única conclusão: querem proteger o mercado brasileiro da invasão dos games, só pode ser!!!E pior: pagar tanto imposto e ver os políticos na TV gastando milhões com cartões corporativos... mas isso é outra história.
PS: Isso NÃO É apologia à pirataria, de forma alguma. Pessoalmente é óbvio que sou contra. Essa é minha opinião (e claramente a da Nintendo também) sobre práticas tributárias idiotas (bastante típicas no Brasil, aliás) que prejudicam o mercado, as empresas de games e os gamers, claro.

- Muito obrigada ao Deco pelo link com os impostos!

Nenhum comentário: