quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Sobre... Notícias

São Paulo deve atingir hoje a marca de 6 milhões de veículos - Folha Online
Notícia original:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u374438.shtml

Acredito que não sou só eu que acho isso, mas tenho a impressão que São Paulo está começando a ficar superlotada. Andar no metrô na época em que eu morava em São Judas (e estudava no Butantã) não era tão insuportável, e isso foi há 3 anos... Isso sem contar o trânsito, que a cada dia bate um novo recorde, e a frota que não pára de aumentar.

Por que eu estou escrevendo sobre isso? Para deixar registrado minha opinião sobre a circulação de caminhões na região metropolitana. Eu sou completamente contra, penso que a circulação só deveria ser permitida entre as onze da noite e as seis da manhã. Neste período quase não há carros nas ruas, o que faz com que a passagem do caminhão pela cidade seja bem mais curta. Além disso, isso iria com certeza desafogar as Marginais e a Bandeirantes, por exemplo. E um tombamento de um caminhão talvez pudesse ser remediado a tempo, vulgo antes de as pessoas saírem para trabalhar e o trânsito intenso de carros começar.

Outra coisa que está mais do que na cara que é urgente é alguma solução para o rodízio, já que do jeito que está não funciona mais já faz algum tempo. Eu tinha gostado muito daquela proposta de obrigar todos a passarem pelo rodízio todos os dias, pena que ela não foi aprovada... porque ela não necessariamente obrigaria todos a saírem de suas casas com dois carros todo dia, como foi alegado na época - apenas obrigaria todos a planejarem seu horário diário, como acontece hoje em dia com quem não tem condições de ter dois carros. Ou seja: o objetivo do rodízio, que é de fato diminuir a circulação de carros nas principais vias no horário de pico, seria atingido... não adiantaria ser milionário e ter 8 carros, teria que respeitar o rodízio do mesmo jeito, se planejar... do jeito que está, quem se sai bem é a indústria automotiva, já que a maioria das pessoas acaba comprando outro carro, o número de veículos no horário de pico continua o mesmo, e o trânsito e a poluição aumentam cada vez mais (não que eu já tenha ouvido a palavra POLUIÇÃO envolvida em algum debate sobre o assunto, maaaas tudo bem).

Enquanto os interesses daqueles que lucram com a circulação de caminhões durante o dia e daqueles que lucram com a venda de carros forem mais importantes do que o interesse das pessoas que atravessam São Paulo todos os dias para trabalhar, e que depois de um dia estafante ainda pegam as crianças na escola e junto com elas ficam mais duas horas parados na Marginal respirando fumaça de caminhões, São Paulo vai ficando cada vez mais caótica até quem sabe se comparar à Cidade do México (nada contra, mas sempre ouvi falar mal do trânsito de lá!!). Mas isso não é tão importante... as pessoas que realmente importam usam seus cartões corporativos pra alugar helicópteros e pousá-los no teto da Daslu...

10 comentários:

rizbicki disse...

Acho que metrô é a melhor solução.
Se houvesse metrô para mais lugares o trânsito também diminuiria. Aliás, é muito mais rápido atravessar a Paulista de metrô que de carro, por exemplo. Outro problema é o preço. A menos que se tenha que pagar estacionamento ou que o destino seja muito longe da origem, vale mais a pena ir de carro, lotando a cidade.

Renata Brunelli disse...

É, eu acho que a inauguração de novas estações ano que vem vai ajudar bastaaaaante... mas eu tenho a impressão que o metrô está cada vez mais cheio, vc não?? Imagino q logo logo fica tudo do jeito que está atualmente, ou seja, lotado.
Maaas
Mais metrô é sempre bem vindo!!

rizbicki disse...

Isso é verdade...mas não sei se tem muito jeito...
Nova York, por exemplo, é bem pior que São Paulo quanto a tempo que você leva para ir de um lugar a outro. Talvez um problema do metrô aqui seja o tamanho do vagão; ele é muito estreito...e (acho que) não tem como aumentar o número de trens por unidade de tempo (!), logo....não sei se há solução.

Renata Brunelli disse...

É, teoricamente com mais estações o fluxo de pessoas vai se "espalhar" um pouco, não? Quer dizer, pessoas q antes deciam na paulista e pegavam ônibus até a USP, por exemplo, vão poder descer na USP direto, aliviando um pouco a estação consolação, por exemplo... por outro lado, noavs pessoas vão pegar o metrô, simplesmente pq agora ele vai até o destino delas. Ou seja, antes a pessoa ia até a USP de carro, e agora vai de metrô... então acho q a longo prazo vai ficar como está, se não pior...
Acho que essa iniciativa que o governo de sp teve de colocar nas ruas ônibus mais largos e com menos lugares pra sentar ótima. Colocar mais ônibus nas ruas jamais seria solução, muito pelo contrário... agora, se isso seria possível de se fazer com o metrô? não faço a menor idéia...

Unknown disse...

Em Nova York alguns trens nao param
em todas as estacoes, entao o vai
e vem de passageiros dentro dos
vagoes diminui e o trem chega mais rapido ao destino... nao faz sentido
os terminais de onibus que criaram.
Quando eu quero sair de casa de
onibus, tenho que ir de onibus
ate o terminal A, para pegar outro
onibus ao terminal B, sendo que a
espera dentro do terminal ultrapassa 20 minutos... e o terminal nao esta conectado ao metro que nao é muito longe...
A solução mais rapida para
transportar mais gente no metro
é fazer a conscientizacao sobre
os riscos de obesidade e todos
ficarem magrinhos como modelos
de passarela, por que ampliar
o sistema com linhas paralelas vai
demorar muito mais...

rizbicki disse...

Ultimamente no metro, para evitar a superlotacao, alguns trens comecam a operar na estacao paraiso, ao inves de passar por todas as estacoes no horario de pico... ajuda bastante

Renata Brunelli disse...

Como assim?

rizbicki disse...

O trem vai do Alto do Ipiranga até a Ana Rosa, sem parar em nenhuma estação e sem nenhum passageiro. A primeira estação em que ele pára é o Paraíso. Se não fosse assim, o acúmulo de pessoas nessa estação seria ainda maior. Eles fazem isso entre outras estações também...

Luiz disse...

Acho que o metrô é uma ótima solução, também, e com o as novas estações a demanda de passageiros vai espalhar um pouco, sim. Talvez depois fique pior de novo, mas, ainda sim, é melhor do que o trânsito.
Mas, para o trânsito de caminhões, discordo com você, Renata. Se caminhões só pudessem circular à noite, além do prejuízo para as companhias envolvidas, isso traria problemas para encomendas urgentes. Também envolveria os habitantes da cidade, que só poderiam se mudar de noite (arriscado e indesejável). Acho que uma solução boa é o trecho novo do Rodoanel (trecho sul, que liga desde a Régis Bittencourt até a Anchieta). Os caminhões que atualmente pegam a Bandeirantes para ir do interior para o litoral e vice-versa sairiam de lá, diminuindo consideravelmente o trânsito na região.
Agora, outro grande problema é a falta de consciência das pessoas com relação ao uso do carro. Mas isso já não tem uma solução fácil...

Renata Brunelli disse...

Hmm, talvez pudesse ser regulamentado, como se só caminhões que transportam mercadorias com destino ao litoral (ou vindos de lá e cruzado São Paulo) não pudessem, e que encomendas fossem entregues por outros tipos de veículos, como carretas. Prejuízos é lógico que iria trazer, porque se não fosse, a lei nunca seria votada. Mas o trânsito de sp é um problema muito mais sério porque prejudica não só às empresas (que têm seus produtos transportados em três vezes mais tempo do que se fosse de madrugada) mas também aos moradores, que passam uma fração enorme da sua vida no trânsito e têm sua qualidade de vida diminuida muito, por causa do stress e da poluição. Não sei se vocês viram, mas quinta feira estava um trânsito infernal em sp, prque no começo da manhã teve um acidente horrível lá pros lados da avenida Jabaquara, e a Bandeirantes foi muito afetada. No mesmo dia, um caminhão que transportava detergentes tombou se não me engano na Marginal Pinheiros, mas, como aconteceu de madrugada, deu tempo de removê-lo sem afetar o trânsito. Imagina só se não tivesse sido assim...
E a idéia do Rodoanel seria ótima se fosse respeitada... mas, assim como to cansada de ver caminhão ir até a penúltima faixa da marginal enqanto eles deveriam ficar na primeira, não boto muita fé que eles vão respeitar essa tb..