domingo, 2 de março de 2008

Sobre... Cinema




Finalmente matei minha vontade de ver Juno!! E cada centavo do (caro!) ingresso valeu a pena!! :)
Bom, filme conta a história de uma menina de 16 anos, a Juno. Um belo dia ela e seu amigo nerd (o super-fofinho Bleeker, interpetrado pelo Michael Cera - de onde tiraram aquele garoto?? Ele também deveria ter concorrido ao Oscar!!! Impagável!!! Tanto quanto a Ellen Page, que faz a Juno mravilhosamente bem) se entediam e bem, perdem a virgindade. Pela lógica da Ley de Murphy ela engravida, e resolve dar o filho para algum casal interessado em adotá-lo. Aí entram na história Vanessa (papel da Jennifer Garner... muito diferente nesse filme!! Nem parece a mesma atriz de De Repente 30, hehe), e seu marido (um imaturo-master cujo maior sonho deve ser ser igual ao homem aranha... tão chato que nem fiz questão de decorar ou pesquisar o nome).
Em primeiro lugar, vale dizer que este filme foi muito gostoso de assistir. Não porque ele é leve como os filminhos sessão da tarde que eu já citei em algum post da vida... ele é leve, sim, mas de outra maneira. Tem um livro que se chama Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado, que conta a história de uma menina de 13 anos que é estuprada e morta por um vizinho, e fica assistindo do "céu" como seguiu a vida para sua família. É uma história dramática que tinha tudo pra ser pesada, mas é contada com tanta leveza, tanto otimismo, que você não se sente triste enquanto lê, mas esperançoso... foi assim que me senti vendo Juno.
Os personagens são muito interessantes, e você simpatiza com a maoria deles rapidinho. E todos eles (tá, os principais, né?) vão amadurecendo ao longo do filme, em momentos sutis mas muito bonitos. É como se a personalidade, os valores e os sentimentos destes personagens transbordassem em cada fala, cada olhar... ninguém precisa acusá-los de seus sonhos, medos e inseguranças, e nem eles precisam falar a respeito disso. Cena após cena você aprende mais sobre eles, e se sente cada vez mais feliz.
Outra coisa muito bacana é a trilha sonora. É como se a banda de Juno e seus amigos estivesse cantarolando o tempo todo... tem uma hora em que você pára pra pensar se a trilha sonora toda não é repetitiva demais, mas pelo menos a conclusão em que eu cheguei é que é mais ou menos essa a idéia... sabe aquele dia em que tudo tá errado e você canta seus problemas sem perder o sorriso?
A cada cena sente-se mais que todos os problemas mais parecem anotações no cantinho da página do caderno da garota. Mas... será que eles são algo a mais que isso? Ou será que a gente faz drama demais onde dá pra ter um pouquinho de comédia?
Enfim, adoro histórias contadas da forma que esta é, e mais ainda, adoro histórias com personagens tão ricos. Recomendaria este filme pra QUALQUER pessoa que me perguntasse. Excelente!



4 comentários:

Unknown disse...

Realmente é um filme muito bom: leve, divertido e inteligente. Além da ótima trilha sonora!

Renata Brunelli disse...

É verdade, faltou falar no post que cada diálogo do filme é mto inteligente...

Unknown disse...

E a musiquinha do final?
Demaaais...

Renata Brunelli disse...

Te mandei a trilha, vc viu?
Aliás, obrigada Rafael...