domingo, 9 de março de 2008

Sobre... Games

Hoje foi lançado oficialmente nos EUA (e, portanto, no Brasil também) o game Super Smash Bros. Brawl, do Wii. O game tem recebido críticas muito positivas (inclusive é um dos pouquíssimos jogos a conseguir nota 40/40 na Famitsu, revista de games japonesa que é a mais importante do mundo, referência para qualqer outra publicação do gênero; fonte: http://jogos.uol.com.br/ultnot/finalboss/2008/01/16/ult3277u13635.jhtm ), e os fãs da série aguardam ansiosamente para por suas mãos no game. Inclusive, a grande maioria dos fãs que declararam terem destravado seu wii afirmaram que vão comprar o original, apenas pelo prazer de possuí-lo. Hmm, será que essa não é a saída para a Nintendo combater a pirataria?? Lançar apenas jogos excelentes e de qualidade? Hmm... continuando...
Eu nunca fui muito fã de Smash Bros., desde que joguei o primeiro no N64. Achava o jogo meio caótico, colorido, barulhento... sempre preferi Soul Calibur. Conheço outras pessoas que compartilham desta opinião, inclusive. Mas tenho a impressão que o episódio que realmente fez do jogo um clássico foi Super Smash Bros. Melee, do Game Cube - com seus trocentos trilhões de troféus para colecionar, e com muito mais personagens que a versão original (aliás, esse é um dos principais atrativos do jogo - trazer um montão de personagens famosos de tudo que é canto para um game só). Acontece que eu não joguei muito essa versão do Game Cube, e por isso não simpatizei muito com ela, reconheço... e tem outra coisa: acredito que Smash seja mais divertido para pessoas que realmente aprendam a jogar, a ter estratégias, a dar os golpes, combos e especiais. Senão o jogo fica caótico e aleatório... e eu nunca, NUNCA fui esse tipo de jogadora, pelo menos não para jogos "casuais" (leia-se aqui jogos de luta, corrida, etc, que são mais legais quando jogados com amigos, ao contrário de um jogo 1-player com uma história interessante). E não é que eu queira dizer que sou ruim em Smash por causa disso (eu sou, mas não deixo de gostar de um game só porque sou ruim, vide Soul Calibur...). O fato é que, pra quem não sabe jogar direito, o game traz momentos em que você se sente um bobo apertando qualquer botão e demorando meia hora só pra achar seu personagem na tela... e quando você acha é tarde demais, porque ele tá caindo no abismo... não sei, nunca tive muita paciência.
Pra finalizar, tenho que dizer que estou ansiosíssima pra comprar e jogar Brawl. Este novo título traz ainda mais personagens, inclusive alguns de outras plataformas, como Solid Snake e Sonic (mas não traz meu querido Mewtwo, chuif). E li também que o modo 1-player é muito bom, o que aumenta minhas expecativas. Talvez possuindo o jogo eu aprenda a jogar melhor e apreciar este título que sem dúvida é ótimo, ou pelo menos eu passe bons momentos colecionando os troféus.


Trailer:

6 comentários:

rizbicki disse...

Engraçado de Smash é que para jogadores como eu (que não sabem para que serve cada botão e ficam apertando freneticamente qquer um, como vc falou), há alguns personagens que se adaptam melhor à sua forma de "apertar aleatoriamente qquer botão". Por exemplo, eu me adapto bem ao Ganandorf...e às vezes consigo ganhar com ele por causa disso...

Renata Brunelli disse...

É verdade... mas em geral isso funciona se há personagens rápidos e fortes. Eu mesmo, adorava o Voldo qdo comecei no Soul Calibur. Ele tinha uma arma extremamente apelativa e era muito rápido, logo apertar freneticamente todos os botões era uma excelente estratégia. Mas aí o Gu aprendeu a jogar com o Kilik, que é um personagem estratégico, e desde então sempre ganha de mim... uma pena.

Unknown disse...

Qualquer comentário que eu possa fazer desse jogo vai ser totalmente parcial afinal eu sou super viciado (no sentido de que não consigo parar de jogar) em Smash!!!! BRING THE BRAWL!!!!!

Anônimo disse...

Eu gosto pelo fato de seu um mega cross-over... onde universos diferentes se cruzam. Sempre gostei dessa idéia por apreciar boas histórias. Isso, porém, não salva o estilo de cair no mau gosto.. muito descontrolado e caótico (colorido, como bem-citado) para o meu paladar.. Prefiro de longe SoulCalibur 3, por ser um jogo mais pensado e estratégico, que envolve muito do conhecimento sobre o jogo, e não puramente de velocidade e reflexos... Imagino que tenha melhorado nessa nova versão, ou se não, bem... quem sabe tem gente que goste desse estilão! Cada um com seus problemas!

Renata Brunelli disse...

Quem falou que Soul Calibur 3 é mais pensado e esratégico que Brawl?? Vc nem jogou ainda pra saber!! :pp
Com certeza ele é mais pensado e estratégico que o Smash Bros 64, esse eu joguei bastante e tenho autonomia pra falar.
Aaah, e sobre esse negócio de universos paralelos... 1- é verdade, vide Kingdom Hearts! 2- Alguém sabe o nome de um jogo que nunca foi lançado no ocidente, mas que é de minigames e/ou tabuleiro (não tenho certeza) e mistura personagens famosos de tudo que é jogo?? Morro de vontade de jogar esse, é uma série bem famosa no Japão... Por que será que não lançam aqui??

rizbicki disse...

haha! agora que vi o trailer....aquele cachorrinho no meio da luta é no mínimo suspeito!!!