sábado, 1 de março de 2008

Sobre... Lazer

Ontem eu realizei um sonho que tinha desde que entrei no IME... joguei máfia com 15 (!!! e não oito, com duas tentando fugir e 3 não prestando atenção) pessoas!!!!!! :_ (isso foi uma lágrima escorrendo do meu olho)... obrigada, pessoal!! Vocês me proporcionaram momentos inesquecíveis!!
Caso alguém não saiba do que eu to falando, vou dar uma explicação rápida. Máfia, Mafioso ou ainda Cidade Dorme, é um jogo no estilinho de detetive (aquele de piscar), desses que você joga numa roda com várias pessoas, principalmente em festinhas (pra poder reunir bastante gente que não tenha que sair do jogo na metade porque vai começar a aula ou porque tão indo pra uma festinha, hehe). É assim: sorteiam-se os cargos, e um narrador vai instruindo as pessoas a fazerem o que devem na sua vez.
Quanto a quais serão as funções, isso varia mais que regra de buraco ou de War (ou seja, é sempre importante discutir antes como as pessoas jogam!), depende muito do número de pessoas (pra ter graça, no mínimo oito) e também da região. A gente joga assim:

1 deus (narrador)

Turma do mal:
1 psicopata
2 assassinos

Turma do bem:
1 anjo
1 detetive
Vítimas (o resto)

Quanto mais pessoas jogam, mais cargos podem ser adicionados, como o advogado e o homem-bomba - este só se tiver muita gente mesmo - (na turma do mal), ou mais um advogado ou anjo (na turma do bem).
Deus fala: a cidade dorme, e todos fecham os olhos. Então: Assassinos, acordem. Aí, os dois assassinos (e o advogado, se estiver no jogo) abrem os olhos, se conhecem e escolhem uma pessoa pra matar (o advogado não se manifesta de maneira alguma). Assassinos, durmam (fecham os olhos). Psicopata acorde: o psicopata e o advogado abrem os olhos, o psicopata mata alguém e depois os dois dormem. Anjo, acorde: o anjo acorda e imuniza qualquer pessoa, inclusive a si mesmo, e depois dorme. Detetive, acorde: o detetive abre o olho e escolhe alguém pra investigar, e deus faz um sinal pra indicar se essa pessoa é do bem ou do mal e depois ele dorme. Se tiverem dois, eles não se conhecem, o narrador chama primeiro o detetive 1 (ou negro, se forem cartas de baralho determinando os cargos) e depois o 2, ou vermelho. Aí a cidade acorda e o narrador anuncia se houve mortes. Quando não há mortes: se os assassinos tentarem matar o psicopata (o contrário pode ocorrer, o psicopata matar os assassinos) ou se o imunizado pelo anjo recebe um "tiro". Ontem a gente adicionou uma regra que me agradou muito: o picopata não conseguia matar o detetive, só os assassinos poderiam fazê-lo (outra possibilidade interessante seria adicionar, além desta regra, uma outra de que, se o psicopata tentasse matar o detetive, além de ele não conseguir, o narrador avisasse o detetive na sua vez que alguém tentou matá-lo) . E se tiver homem-bomba no jogo, se ele morrer leva as duas pessoas sentadas ao seus lados consigo.
Anunciadas as mortes, começa uma rodada de debates, e a cidade vota pra eliminar uma pessoa do jogo. É claro que cada um tenta votar em quem lhe seja conveniente, e o mal tem que tentar eliminar o bem! É permitido mentir à vontade, e as pessoas podem não revelar seus cargos, se isso lhes for convenientes (e podem mentir nisso também). Todos debatem, e todas as pessoas que receberam votos têm o direito de argumentarem e sua defesa. Após a votação, a cidade dorme e uma nova etapa se inicia (lembrando que MORTOS NÃO FALAM!!!).
Se as pessoas se esforçam pra pensar mesmo e raciocinar pra eliminar a pessoa certa, trabalhar as alianças (como os assassinos e o advogado, que se conhecem) e avaliar corretamente em quem confiar, o jogo fica delicioso, e dá um frio na barriga enorme na hora de tomar uma decisão (foi o que aconteceu ontem!! :) ). Jogo recomendadíssimo a todos.

Mas na verdade eu estou escrevendo este post porque andei pesquisando sobre o jogo na internet, e achei algumas modificações curiosas, e outras bem ineressante. A começar pela nomenclatura: na versão que literalmente leva o nome máfia a sério, o anjo é puta e o detetive, delegado. Tem outra em que o anjo é curandeiro. Tem ainda uma da selva, com fada, feiticeira, lobisomens e aldeões.
Mas o mais legal mesmo é a adição de novos cargos que acontece por aí (como a gente mesmo fez com o advogado). Tem o justiceiro, que também acorda e mata uma pessoa, mas ele é do bem e quer eliminar quem ele acha que é mal, sendo que, se tiver dúvida, tem a opção de não matar ninguém. Ou então o médium, que ressucita uma pessoa (é claro que, neste caso, as vítimas tem que dormir junto com a cidade, e não assistir - mas assisir é muito legal!!! Você abre o olho e pensa: eu sabiaaaaaa!!!!). Tem muitas pessoas que jogam adicionando um falso anjo e um falso detetive. E também o silver-tape ou chantageador , que escolhe uma pessoa pra ficar calada na rodada (eu sinceramente não sei de que lado ele está!! :p Mas esta poderia ser uma atribuição do narrador, ou um sorteio, também seria interessante, embora menos estratégico). E, se este está no jogo, pode-se adicionar o "tesourinha", que imuniza uma pessoa contra o silver-tape...
E tem modificações na regra em si, também muito interessantes. Por exemplo: a maioria das pessoas joga com a regra de que o anjo só pode imunizar a si mesmo uma única vez durante o jogo. Ou ainda: uma única vez, o deus pode mentir para o detetive (que parcial!!). Acho que uma coisa legal seria, na primeira rodada, o advogado indicar um número pro narrador, e na n-ésima rodada, se o detetive estivesse vivo ainda, o narrador fosse obrigado a mentir pra ele.
Enfim, pra quem já jogou, experimentar estas mudanças pode ser bem divertido. E pra quem nunca jogou e vai tentar, um lembrete: o narrador deve chamar todos os cargos na hora de acordar, inclusive se a respectiva pessoa já estiver fora. E, além disso, ele deve evitar ao máximo direcionar a voz quando as pessoas estão de olhos fechados, porque às vezes um barulhinho qualquer é suficiente pra entregar alguém...
E boa diversão!!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_dorme

2 comentários:

Luiz disse...

Tem um artigo na Wikipedia em inglês, também:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mafia_(game)
Lá mostra algumas regras diferentes, e algumas variantes que parecem bem legais (como, por exemplo, o Master Werewolf, que recruta vítimas para o lado negro da força)!

Também encontrei um link para um site para jogar Máfia online. Parece interessante! :)
http://www.mafiascum.net/

Mas nada como o jogo ao vivo!

Menininha bossa-nova disse...

Tô atrasadérrima na postagem, mas sou mega fã desse jogo... Já joguei com número grande de pessoas, e é uma delícia, principalmente se todos estão mesmo a fim (e, de preferência, sóbrios). Por mim, jogaria toda semana, instituiria o dia da máfia, mas é foda encontrar adeptos animados sempre... Vc conhece a personagem "Meninha curiosa"? Ela pode abrir o olho durante a noite, e espiar qdo quiser, com todos os riscos q isso traz. Outro legal é o cupido, que escolhe na primeira rodada duas pessoas para serem amantes e terem um pacto: qdo um morrer, o outro vai junto, de dia ou de noite. Enfim é um jogo fenomenal.