sábado, 15 de março de 2008

Sobre... Leitura





Eu conheço muitas pessoas que não gostam de ler livros, mangas, etc pelo computador. Eu mesma confesso que prefiro um bom livro de papel... acho que na tela a leitura não flui muito bem, não sei explicar...
Mas é fato que, com a internet, ficou bem mais fácil ter acesso a obras antes meio raras. Ou então, ainda de acordo com o que eu discutia no post anterior, a internet é bastante democrática, e possibilia a todos serem autores e terem suas obras publicadas. Muita porcaria aparece por aí, mas, garimpando bem, sempre aparecem algumas pérolas...
Se eu pudesse escolher, leria no papel sempre... mas não é a minha bronca com a luminosidade da tela ou algo assim que vai me impedir de ler Order of The Stick, por exemplo (um clássico para todos que gostam de RPG). Pra quem não gosta de ler em inglês, vários blogs brasileiros traduzem a história, como por exemplo http://ordemdograveto.blogspot.com/ (hehe, é muito engraçado vê-los chamando a história de A Ordem do Palito... mas A Ordem do Graveto é ainda pior!!!).



Continuando, a história está hospedada no site Giant in the Playground, que traz outras histórias divertidas baseadas em games, RPG e no universo geek em geral. Eu nunca li nenhum dos outros, mas OOtS é fortissimamente recomendado.
Mas há muitos outros sites que trazem histórias no estilo (ou seja, humor geek... :p), como o PHD - Piled Higher & Deeper, que trata de ultrageeks numa universidade bem alto nível, passando por dilemas bem comuns neste universo... a tirinha que ilustra este tópico é deste site (créditos ao Deco), e eu vou colocar o vídeo no final com a música original (Part of Your World, do filme A Pequena Sereia) pra quem quiser saber a melodia do que a menina está cantando...
Outra sugestão é o site Online Comics, que segue o estilo dos anteriores mas não se limita unicamente ao gênero Geek; ou seja, tem para todos os gostos. Algumas sugestões de histórias que eu achei interessantes foram: Children of he Night, sobre uma garota, um amor proibido, loucura e desespero, num climinha meio século XIX; Questionable Content, cuja descrição no site é simplesmente a seguinte: "Indie Rock and Romance and Smart-Ass Computers"; ou ainda Inverloch, que também se passa num universo fantasioso: um ladrão, um caçador de ladrões, um mago e um aventureiro procurar solucionar um mistério, a respeito do seqüestro de um elfo. Tem muuuuitos outros, basta fuçar o site.
Um outro site que eu achei bem engraçado foi o Dueling Analogs. Em cada página, o escritor comenta sobre um jogo, e sempre há uma tirinha relacionada. O link que eu passei traz uma história sobre o Luigi e o Sonic, fazendo referência a Smash Bros. Brawl. Genial... Ou ainda o site The Webcoming List, que traz muito humor geek, dentre outras categorias. Mas nesse é preciso se cadastrar.
Pra quem não quer se arriscar com coisas notas, e quer simplesmente ler mangás clássicos online, há diversos sites que os disponibilizam (em geral versões em inglês), como o MangaFox. O Gu me passou a recomendação de Gantz, que fala sobre pessoas que morrem e vão parar num joguinho alien, e é recheado com altas doses de mistério. Já eu recomendo o bom e velho Negima mesmo, que trata de um maguinho de 11 anos que tem como prova final de seu tratamento lecionar numa escola só de meninas, no Japão, onde vivem as pessoas maaais esquisitas. Divertidíssimo...
Enfim, há muito o que ler. Agora, se você tá procurando apenas os livros da escola pra baixar, tem o Rapid Sha... ops, acho que eu não posso divulgar esse tipo de informação.

12 comentários:

Gabriel disse...

"Death Note, que fala sobre pessoas que morrem e vão parar num joguinho alien, e é recheado com altas doses de mistério."

Eu ACHO que a história não é bem por aí... (a não ser que o anime tenha mudado MUITO em relação ao manga)

PS: pronto, comentei algo, feliz? :P

rizbicki disse...

otro de tirinha para nerds é o xkcd, www.xkcd.com, (que eu entendo nem a metade!)

rizbicki disse...

Achei alguns outros que tem charges interessantes:

http://pbfcomics.com/?cid=PBF032-Todays_My_Birthday.gif

Tem um blog tb
http://indexed.blogspot.com/2008/02/note-to-helicopters.html

Nesse aqui se vc coloca o mouse sob a figura, aparece um comentário
http://wondermark.com/d/127.html

Esse outro é ainda mais depressivo que os outros:

http://www.asofterworld.com/index.php?id=273

Unknown disse...

Fiquei com dó da Cecília: ela ainda acha que se ganha dinheiro trabalhando. E pior: acha que vai ter noites de sono e fins de semana.

PS: O Z disse que se escreve Negima e não Neguima.

Renata Brunelli disse...

Puuutz, é Negima msm, que scrilégio, como assim??? Pronto, já corrigi.
E Gabriel... eu falei que quem recomendou foi o Gu... eu nunca li só escrevi mais ou menos o que ele me contou!! Tá, tinha uma parte que envolvia as pessoas serem perseguidas pelos aliens e eles tentarem matá-las, e do joguinho ser como um Reality Show ou algo assim, e... Guuuuuu me ajudaaaa!!!!! :pp

Unknown disse...

E pra quem gosta de quadrinhos de rpg:

http://www.goblinscomic.com/
http://www.adventurers-comic.com/
http://www.nuklearpower.com/archive.php

(os dois últimos são de Final Fantasy)

Anônimo disse...

Agora tá corrigido... o que eu recomendei era Death Note, e o que ela descreveu era Gantz... Acho ambos muito bons! O Death Note, como o Gabriel deve conhecer, é um romance policial, que envolve elementos sobrenaturais. Genial.

Rafael Stern disse...

No estilo de Order of the Stick tem também o famigerado "8 Bit Theater" que explora o bom e velho Final Fantasy 1 (4?) com personagens como o velho e conhecido Black Mage.

Droga... li agora que o Deco já tinha comentado sobre esse, contudo, como eu explico melhor, deixarei o meu também. :þ

Go Belkar!

Renata Brunelli disse...

Ah, notem que o Rafael tá tentando apagar sua imagem nerd com o comentári dele!!! :p

rizbicki disse...

? (se com Rafael vc quis dizer eu)
Pra mim esse tópico é tópico de nerd...

ah, vc tá falando do "que eu entendo nem a metade"??

Mas é verdade!! Tá vendo...eu falo que não consigo fazer as coisas direito...nem nerd eu consigo ser direito!!

(nossa, eu to tendo que escrever o abcdário inteiro pra postar essa mensagem!)

Renata Brunelli disse...

Hehe, é tópico de nerd sim... na verdade quase nada nesse blog se salva

Nibelung disse...

Só pra deixar avisado, este blog linkado pra tradução da Order of the Stick apenas republica as traduções feitas no ordemdograveto.livejournal.com com alguns dias de atraso.

Já pedi ao Yan que redirecionasse as visitas, mas ele quer manter um "lugar dele". Então... fica só a informação. Eu não me incomodo porque os elogios que eu leio lá eu sei que são pra mim, e isso me é suficiente.