quarta-feira, 26 de março de 2008

Sobre... Música

Eu adoro a cultura oriental... adoro mangás, animês, comida japonesa, filmes chineses, etc etc etc... acho lindas as artes marciais, vou naqueles eventos japoneses e fico babando com tudo, acho a botânica japonesa sublime (meu Deus, acho que eu ficaria maravilhada se um dia visitasse uma daquelas casas no meio de um lago cercada por árvores e flores de cerejeira, sabem??), adoro ikebanas, origami, kimonos... hehe, também adoro gamez, rpg, tecnologia, robôs...
Lendo acima dá pra perceber que eu não conheço quase nada da cultura oriental... mas até aí, nem da brasileira eu tive a oportunidade de conhecer! Então eu me conformo.
Acontece que eu também gosto muito de música oriental. E hoje o Gu me passou a referência de uma cantora japonesa maravilhooosa, então resolvi escrever sobre ela aqui. O nome dela é FictionJunction YUUKA. Ela é afinadíssima, e sua voz muito agradável. Além disso, tem momentos na música delas em que eu me sinto no Japão, olhando as flores caindo do alto de uma montanha... mas em outros eu ouço um violãozinho, e me sinto em outro lugar... não sei, talvez na Espanha. Acho que eu queria muito estar lá agora, hehe, então isso me faz sentir muito bem. Ah, e tem músicas mais agitadas também, tanto que até num DDR da vida ela já deu as caras. Fantástico.
Seguem abaixo dois clipes dela, que eu acredito que sirvam muito bem para ter uma amostra dessas diferentes nuances que eu citei.





Outra artista oriental que eu quero citar é a vietnamita Trish Thuy Trang. Ela é beeeem mais pop que a primeira, e a música dela tem umas nuances tecno também. Além disso, em algumas músicas ela canta pedaços em inglês, e faz alguns remakes de músicas já consagradas, como Big Big World e The Day You Went Away, por exemplo. Mas eu gosto muito da voz dela!



(Versão com imagens do Kingdom Hearts, hehe)

Finalmente, vou postar uma música que eu acho perfeita. Ela se chama Kaze no Machi He, e faz parte da trilha sonora do anime Tsubasa Reservoir Chronicle. Ouçam. Ah, e vejam o animê também.

7 comentários:

Luiz disse...

Esse post me lembrou o convite que eu fiz para todo o pessoal: vai ter um concerto de música clássica japonesa no teatro municipal dia 18/05 (domingo) às 11h. Esse concerto vai ser em homenagem ao centenário da imigração japonesa. Quem gosta de cultura japonesa não pode perder! :D

Renata Brunelli disse...

Hmm, interessante!
E eu tenho que escrever uma coisa muito importante que falou eu falar no post: pessoal, eu NÃO quis dizer que isso que eu coloquei aí representa em sua totalidade a cultura oriental, longe disso!!! Hehe, é j-pop (ou t-pop, hehe) mesmo... :pp

Unknown disse...

gostei da cantora Yuuka, não
a conhecia :)

Falando em cultura oriental...
Posso espetar umas agulhas em vc
renata?

Renata Brunelli disse...

Siiim!! :)

Renata Brunelli disse...

Se bem que na outra vez que eu fiz, quando eu levantei comecei a tremer muito de frio!!

rizbicki disse...

É interessante como o violão clássico foi bem aceito no Japão e como há grandes interprestes lá (por exemplo, Kazuhito Yamashita)

Renata Brunelli disse...

Fica muito bonito!! :)