sexta-feira, 14 de março de 2008

Sobre... Vídeos

Nada como a esperança de um futuro bonito e próspero, com muita diversão e nossos sonhos tecnológicos (aqueles que a gente só descobre que tinha depois que são realizados por algum Bill Gates da vida) realizados, para nos dar lazer e diversão completamente diferentes a tudo o que estávamos acostumados a ter... :p
Poético, não? Mas vejam por exemplo o Nintendo Wii. Ele provavelmente nasceu da idéia que alguém teve após ver uma pessoa descordenada como eu jogando algum jogo de corrida, e movendo o controle como se fosse um volante!! Daqui a aproximadamente 45 dias lá estarei eu, tentando juntar minhas economias pra comprar o Mario Kart do Wii, que vem com o tal volante!!! :) Será que os jogos de corrida serão os mesmos depois disso???
Tudo isso pra dizer que estou muito esperançosa desde que o Rafael me mandou um vídeo, há algum tempo já, com um cara fazendo Head Tracking usando um Wii... como ele faz isso? Ele pensou em mudar a perspectiva: ao invés de você mover o controle sempre mirando para um sensor fixo, você fixa o controle e coloca o sensor na cabeça! Aí você se move e o movimento da tela acompanha você, e portanto, a sua visibilidade... sacada genial. Ele ainda elabora o sistemas, e fica melhor ainda no final.



Mas o mais legal é que no Youtube já estão aparecendo outras versões, com outras pessoas conseguindo fazer a mesma coisa!! Basta olhar nos links relacionados... acho que daí para as grandes companhias desenvolvedoras começarem a prestar atenção no que está acontecendo e, sabendo que o público já sabe que tal tecnologia é possível e que está sedento para por as mãos nela, começarem a desenvolver acessórios e jogos cada vez mais interativos e cheios de possibilidades, é um pulinho. Isso é a Web 2.0, o público criticando, inventando, disseminando o que realmente gosta, e essa propaganda boca-a-boca (hehe, versão moderna: feita no Youtube ou em blogs como este... tá, em blogs um pouco mais visitados, talvez :pp) mais do que qualquer propaganda seria capaz... o máximo!!

8 comentários:

Unknown disse...

fiz um comentário mó grandão e o blog não deu upload. Fiquei com preguiça de escrever de novo...

Unknown disse...

Outro dia na Sta. Ifigênia vi um cara jogando Wii sem SensorBar. O dono da loja me explicou que ele calibrou o sensor infravermelho da televisão (essas recentes de plasma ou LCD) com o controle, então era a TV mesmo que captava os movimentos...

(resumo do enorme texto que eu tinha escrito antes)

Anônimo disse...

ou o cara eh um genio e num tem o que fazer, ou o cara tava com o sensor escondido!
to louco pra jogar o mario kart. será que na sta vai ter aqueles volantinhos soltos pra vender tb? já pensou pra jogar em 4 tem q comprar 4 jogos? isso não existe...

Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz disse...

Tem um post no Vida Geek sobre as invenções para jogos:

http://vidageek.net/2008/01/28/futuro-dos-jogos/

No campus party, que teve esse ano no Ibirapuera, as pessoas inventaram vários gadgets para jogar, inclusive baseados no Wii Remote.
Acho que o caminho para os videogames atraírem cada vez mais jogadores é, dentre outras coisas, investir nessas novas tecnologias de interação.

Renata Brunelli disse...

Mas essa é justamente a graça desse conceito Web2.0, que dá espaço a todos poderem falar o que quiserem, com uma possibilidade alta de serem ouvidos!!...pq isso os incentiva a querer falar, a buscar seu espaço! Todo mundo quer dar opiniões, ter blogs, pôr seus vídeos no yutube, desenvolver games.. deixar sua marca!!
E agora vai ser lançado o WiiWare do Wii, em que QUALQUER UM (com uma idéia decente, por favor) poderá desenvolver um jogo de até 40mb e vender pelo canal do wii, por um preço entre 5 e 15 dólares, junto a jogos de peso como final fantasy!! Demais..
E Guuu, acho que precisa ter 4 jogos sim! Mas na certa posteriormente vão vender o controle individualmente.. já vendem em tantos formatos!! :)

Renata Brunelli disse...

Ah, Z muito legal mesmo aquele clete que faz pressão no corpo das pessoas.. se as produtoras se preocupassem mais em esenvolver baseadas nestas novas e interessantes tecnologias, ao invés de fazer joguinhos idiotas baseados no último Blockbuster e em desenvolver 5 seqüências para eles, ou então em fazer imitações baratas de praticamente TODOS os jogos originais e diveridos que apareceram ultimamente, certamente o mundo dos gamers seria um lugar bem mais feliz...

Unknown disse...

lógico que vai ter volante avulso... seria idiota pensar que a nintendo não faria isso se chegou a lançar raquetes, bastões de beisebol e tacos de golfe (sem falar que já existem de outras marcas).